Como a Titânia Comex ajuda nas operações de importação?

Fundada por profissionais da área de Comércio Exterior altamente capacitados, a Titânia Comex apresenta um conceito de atendimento diferente de tudo que há no mercado.

Mas como assim “diferente”?

Para que o seu negócio alavanque de forma saudável e rentável no mercado aduaneiro, é importante estar por dentro dos procedimentos e das exigências a serem cumpridos para que a operação corra da melhor forma possível.

Sendo assim, para cada cliente a Titânia realiza um diagnóstico das necessidades específicas e apresenta uma proposta sob medida para atender as demandas existentes.

Acompanhe-nos e fique por dentro de como a Titânia pode ajudar você e o seu negócio!

O que são operações de importação?

Em resumo, uma operação de importação é “a entrada temporária ou definitiva, em território nacional, de bens ou serviços originários ou procedentes de outros países, a título oneroso ou gratuito”.

Essa é a definição da própria RFB, que você pode ler aqui.

Em seguida, há o despacho aduaneiro de importação que, também segundo a RFB, compreende o procedimento de verificação da exatidão das informações declaradas pelo importador, em relação à mercadoria importada, aos documentos apresentados e à legislação específica, para a sua liberação aduaneira (desembaraço).

E é aí que a Titânia Comex pode ajudar a sua empresa.

Como ajudamos nas operações de importação?

De um modo geral, além de assessorar empresas nas exportações e na logística internacional, a Titânia Comex atua diretamente nas operações de importação.

importação

Seja desde o pré-embarque (com ou sem LI), embarque, gestão internacional logística, acompanhamento de chegada.

Além do próprio despacho aduaneiro e liberação no terminal, até o carregamento e entrega através do transporte nacional.

A Titânia tem a facilidade de se adequar às necessidades de cada empresa.

Oferecendo todo o suporte necessário para o sucesso das suas operações, sejam elas de importação ou exportação.

O atendimento ao cliente é integral, pontual e personalizado, com atuação em diversos portos, aeroportos, recintos alfandegados e fronteiras, de acordo com o estudo da melhor opção logística, feito processo a processo.

Classificação fiscal

A classificação fiscal é uma metodologia utilizada na padronização das mercadorias entre categorias e grupo.

Tornando possível classificá-los em códigos e colocar sobre eles taxações e regulamentações específicas.

E pode-se afirmar que a classificação fiscal do produto importador é um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso na importação. Portanto, deve ser tratada com muito conhecimento e cuidado.

Na Titânia Comex existem profissionais extremamente capacitados para ajudar o importador a classificar o seu produto corretamente e em conjunto.

Uma vez que é ele o detentor do conhecimento técnico do produto e a Titânia a conhecedora e aplicadora das regras de classificação do Sistema Harmonizado, que serve de base para as NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul).

Gestão dos documentos de importação

Antes de começar a importar, é necessário conhecer os documentos básicos necessários que permitem a correta nacionalização das mercadorias provenientes do exterior.

Gestão dos documentos de importação

Por isso, essa gestão documental para os clientes, que vai desde as orientações de como os envolvidos precisam emitir esses documentos, até o momento da conferência com o Regulamento Aduaneiro, é realizada pelo excelente time da Titânia, com profissionais com anos de experiência prática e vivência em Comércio Exterior.

Terceirizar essa gestão de documentos é uma boa forma de gerir o seu tempo com o que mais importa: a venda do seu produto/negócio.

Suporte com órgãos anuentes para deferimento de LI

São mais de 10 Órgãos Anuentes que, dependendo da NCM, podem aparecer em uma operação de importação.

Já imaginou gerindo isso tudo? Pois é, muita coisa, certo?

Por isso a Titânia oferece esse suporte ao cliente. Além de todo o conhecimento teórico e prático das licenças e anuências, os procedimentos perante essas entidades são realizados pela equipe Titânia.

Trazendo mais segurança, agilidade e praticidade para o importador.

Despacho aduaneiro de importação

A Titânia Soluções em Comércio Exterior providencia todos os registros necessários no Portal Único e SISCOMEX para sua empresa.

Com o intuito de obter o desembaraço aduaneiro perante a Receita Federal e, assim, possibilitar a saída da mercadoria para o exterior, no caso de exportação, ou a entrega da mercadoria ao importador, no caso de importação.

Além do despacho em si, o pré-despacho e até momentos antes da nacionalização do produto são realizados pelo experiente time da Titânia Comex.

Despacho aduaneiro de importação

Todo suporte necessário é oferecido para que os importadores e exportadores atuem com segurança em suas operações, seguindo a legislação vigente no momento em que elas ocorrem.

Pleito de Ex-Tarifário

Segundo o Ministério da Economia, “o regime de Ex-Tarifário consiste na redução temporária da alíquota do Imposto de Importação de bens de capital (BK), de informática e telecomunicação (BIT), assim grafados na Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC), quando não houver a produção nacional equivalente”.

Ou seja, esse regime fomenta a atração de investimentos no Brasil. Uma vez que diminui a cadeia de impostos para produtos que não são produzidos aqui.

Possui algum produto importado que se encaixa nos quesitos acima? A Titânia Comex pode lhe ajudar, pleiteando no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do próprio Ministério da Economia o ex-tarifário, em qualquer modalidade: seja ele novo, para renovação, alteração e até mesmo revogação.

Treinamentos In Company

A Titânia Soluções em Comércio Exterior capacita a sua equipe! Oferecemos treinamentos in company elaborados de acordo com a necessidade de cada empresa e cada operação.

Isso proporciona à sua equipe conhecimento suficiente para a análise e planejamento de compra e venda internacional, desde a concepção do projeto até a finalização da importação e/ou exportação, abordando aspectos cambiais, logísticos, tributários, fiscais e regimes aplicáveis às operações, com o objetivo de contribuir para a redução dos custos e aumentar a agilidade nas tomadas de decisão.

Conclusão

Ser o prestador de serviço que melhor atende às necessidades dos clientes na área de Comércio Exterior, oferecendo soluções pontuais, assertivas e seguras é a visão da Titânia Comex.

E essa missão vem de encontro com tudo o que foi citado no texto acima: oferecer soluções nos processos de importação e exportação adequadas às necessidades dos clientes, com qualidade, agilidade, eficiência, ética e transparência. Saiba que a sua operação estará nas mãos de quem entende do assunto, com a atenção que a sua empresa merece. Conheça mais sobre a Titânia clicando aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn