Av. Carneiro Leão, nº 294 - Sala 306 - Maringá - PR

Busca de fornecedores internacionais: como prospectar os melhores? 

Busca de fornecedores internacionais: como prospectar os melhores? 

Busca e desenvolvimento de fornecedores 

Dentre as várias etapas de uma importação há a busca de fornecedores internacionais, que é uma das primeiras e mais importantes. 

Busca de fornecedores internacionais: como prospectar os melhores? 

Prospectar fornecedores não é uma tarefa fácil, e buscar por estes internacionalmente pode ser ainda mais difícil. Entretanto, há formas de facilitar esse processo, e é este o objetivo desse artigo: ajudar você a encontrar o seu fornecedor ideal. 

Traremos várias dicas e pontos aos quais se atentar, explicando a importância de diversificar sua carteira de fornecedores e de manter um bom relacionamento com estes. Acompanhe! 

É importante diversificar os fornecedores no exterior 

É notável como o mercado tem se atualizado rapidamente, trazendo inovações e facilitando a vida das pessoas. Sem dúvida, a globalização é a grande contribuidora desse fato, aproximando mais pessoas do mundo inteiro. 

Como resultado, as empresas que não acompanham as novas exigências do mercado acabam ficando para trás. 

Para se manterem atualizadas uma das opções que as empresas têm é entrar para o mercado internacional. Assim, é possível diversificar seu portfólio de produtos e trazer atualizações de outros mercados para o nacional. 

Da mesma forma que no mercado nacional, é de suma importância que a empresa diversifique sua carteira de fornecedores no exterior. 

Pois é arriscado manter todas as suas apostas em um só fornecedor, que pode falhar e deixar sua empresa na mão. 

Certamente é interessante desenvolver relacionamentos de longo prazo com seus fornecedores internacionais mais capacitados. No entanto, é necessário diversificar e ter sempre um plano B para as situações não previstas. 

Como fazer a busca e prospectar os melhores fornecedores internacionais 

O primeiro passo para realizar uma importação é realizar a busca de fornecedores internacionais, iniciando por uma pesquisa de mercado. 

Sem dúvida, encontrar os melhores fornecedores internacionais é uma tarefa que demanda tempo e muita atenção. 

Para iniciar a sua busca existem alguns critérios a se observar, que o seu fornecedor deve preencher. 

Por exemplo, é interessante buscar por preços competitivos, garantia da procedência das mercadorias, capacidade de atendimento da sua demanda, condições de pagamento condizentes com a sua necessidade e fornecedores que cumpram o prazo de entrega determinado na compra. 

Nota-se que são vários os pontos de atenção durante a pesquisa de mercado, mas saiba que há diversas formas de encontrar os fornecedores adequados no exterior. Abaixo listamos algumas das opções para realizar sua prospecção: 

Plataformas 

A internet é sua grande aliada nesse momento. Nela você pode encontrar sites que reúnem uma gama de fabricantes e distribuidores espalhados pelo mundo. De qualquer forma, é indispensável realizar uma pesquisa aprofundada sobre os possíveis fornecedores encontrados nessas plataformas. 

Feiras 

Existem diversas feiras acontecendo aqui no Brasil e no mundo inteiro, desde pequenos até grandes eventos internacionais. Essas feiras são bem comuns em nosso país e você pode encontrar diversas oportunidades acontecendo o ano inteiro. 

Busque por feiras relacionadas ao seu segmento e se inscreva. Esse tipo de evento não só é ótimo para encontrar fornecedores como também lhe manterá atualizado dos lançamentos e novidades do mercado. 

Representantes e Distribuidores 

Um meio muito utilizado na busca de fornecedores internacionais são os representantes ou distribuidores no país. De tal forma que, contando com estes parceiros, você poderá realizar sua importação com maior garantia e segurança. No entanto, importante notar que estes apenas farão a intermediação do processo, você ainda estará negociando diretamente com o fornecedor escolhido. 

Visita à Fábrica 

Visitar a fábrica do seu fornecedor é, com toda a certeza, a maneira mais correta para garantir uma importação segura. Assim, você pode conhecer como todo o processo de fabricação da mercadoria acontece e verificar a qualidade delas. 

Apesar de ser o mais recomendado, esta é uma opção um tanto quanto cara e cujo investimento vai pesar nos custos do seu processo, motivo pelo qual é importante planejar essa etapa cuidadosa e antecipadamente. 

Amostra 

Com as dicas dadas até aqui você consegue conhecer bem o seu futuro fornecedor, mas ainda fica difícil ter certeza da qualidade dos produtos. Por isso, é interessante que você solicite uma amostra das mercadorias com a finalidade de ver de perto o produto final que está comprando. 

Concorrência 

Por fim, a concorrência pode ser sua parceira nesse momento. Procure empresários do mesmo segmento que você e se informe de quem são os seus fornecedores internacionais. É essencial manter um relacionamento saudável e próximo com os seus concorrentes. 

Principais desafios na busca de fornecedores internacionais 

A grande diferença entre a busca de fornecedores internacionais e a busca nacional é que, na primeira, há uma quantidade muito maior de possibilidades. Por certo ter várias opções é bom, pois sempre haverá alguém que conseguirá atender a sua demanda. No entanto, é difícil decidir dentre tantas alternativas, tentando acertar qual será a melhor. 

Busca de fornecedores internacionais: como prospectar os melhores? 

Além disso, por mais detalhada que seja a sua pesquisa de mercado, é importante ter em mente que o primeiro pedido com o seu fornecedor será sempre um teste. É provável que imprevistos aconteçam, portanto, separamos aqui alguns possíveis desafios que podem ocorrer em seu primeiro embarque, a fim de que você esteja preparado para solucioná-los. 

Falha na comunicação 

Toda negociação é suscetível a alguma falha na comunicação, sobretudo quando estamos falando de uma tratativa internacional. Nesta, os participantes normalmente não falam o mesmo idioma e não têm a mesma base cultural, o que afeta a forma de se expressar. 

Vale lembrar que a maior parte das negociações internacionais acontecem em inglês. Mas isso pode significar negociar com alguém, como você, cuja língua materna também não seja o inglês, o que aumenta ainda mais as chances de falha na comunicação. 

Para evitar estas falhas é fundamental que você deixe as informações bem claras e registradas, sendo indicado o uso do e-mail. Além disso, é indispensável ter em sua equipe pessoas com proficiência em outros idiomas, principalmente o inglês e o espanhol, que são os mais utilizados nas negociações com o Brasil. 

Não cumprimento dos prazos 

Conforme mencionado acima, deve-se levar em consideração se o fornecedor é capaz de atender a sua demanda no prazo estipulado. Seja como for, é difícil garantir de maneira prévia que os prazos serão cumpridos no primeiro pedido. 

Para maior garantia de que se está negociando com uma empresa séria e comprometida com os prazos, pode-se realizar uma pesquisa com os clientes dela. Encontre empresários que trabalhem com este mesmo fornecedor e faça uma pesquisa de satisfação com o objetivo de compreender a forma com que ele atua. 

Produtos de baixa qualidade 

Certamente durante a busca de fornecedores internacionais você vai encontrar ofertas de produtos de baixa qualidade. Para certificar-se de que o fornecedor tenha produtos que se encaixem em suas necessidades você deve, em primeiro lugar, estipular o padrão de qualidade que irá exigir. E aí entra a necessidade de solicitar aquela amostra para confirmar o valor do produto. 

Possíveis fraudes                                           

Infelizmente qualquer negociação é passível de fraude. Contudo, há maneiras de evitar essas situações. Listamos abaixo alguns pontos de atenção que devem levantar o seu alerta caso aconteçam: 

  • solicitação de pagamento em contas não empresariais; 
  • recusa do envio de amostras; 
  • rejeição de visita à fábrica; e 
  • endereço de e-mail não empresarial. 

Estes são alguns exemplos suspeitos que indicam fraude, mas fique atento a qualquer sinal ou situação fora do comum. 

Como manter um bom relacionamento com fornecedores internacionais 

Após definir quais serão seus fornecedores internacionais, é de suma importância que você mantenha um relacionamento saudável com eles. Acima de tudo, o ponto chave para um bom relacionamento é a boa comunicação. 

Apesar de ser recomendado que se registrem todas as informações importantes e decisões tomadas por e-mail, já que acordos verbais podem gerar mal-entendidos, é igualmente interessante manter uma comunicação verbal para estreitar os laços com esse parceiro. Como resultado você terá uma relação mais próxima, amigável e rápida com seu fornecedor. 

Mantenha uma agenda de follow-up com seus fornecedores, em que vocês possam discutir os pontos de atenção que surjam durante o processo. Principalmente no primeiro embarque, quando a operação é novidade para ambas as partes. 

Busca de fornecedores internacionais: como prospectar os melhores? 

Seja transparente, informe seu fornecedor sobre todas as suas necessidades. Não há problema em fazer algumas exigências, o inconveniente é cobrar o que não foi combinado. Por isso, estabeleça prazos e prioridades nas demandas antecipadamente. 

Uma dica útil é manter os pagamentos em dia, visto que bons pagadores são reconhecidos por isso. Aliás, é algo que pode afetar inclusive o modo como você é atendido. 

Conte com a assessoria da Titânia para buscar fornecedores no exterior 

Para terminar, a melhor dica é contar com uma assessoria de qualidade e com experiência na busca de fornecedores internacionais. Para tanto, entre em contato conosco e garanta uma importação de sucesso! 

A equipe da Titânia Soluções em Comércio Exterior é formada por profissionais capacitados para melhor lhe atender. Além disso, a empresa tem como foco um atendimento diferenciado que diagnostica as necessidades de cada cliente e apresenta uma proposta adequada para atender às suas demandas. 

Ficou alguma dúvida? Contate-nos! Teremos a melhor solução para o seu negócio! 

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Titânia Comex www.titaniacomex.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×