O comércio internacional de cargas traz inúmeras opções para logística, porém algumas ainda são um tabu para os importadores, a exemplo do Container NOR.
Quando for escolher uma opção para embarcar sua carga é muito importante buscar o máximo de informações. O que permitirá encontrar a forma mais eficaz e com o melhor custo-benefício que atenda suas necessidades.
Nem sempre a opção mais barata a princípio é a que realmente terá o menor custo, visto que alguns imprevistos podem surgir durante o percurso até que a carga seja liberada.
Dito isto, vamos esclarecer os benefícios de se contratar um Container NOR, que ainda é um tema desconhecido para muitos. Apontar os detalhes que são importantes observar na hora de fazer essa escolha para que não seja surpreendido com gastos adicionais e possa se beneficiar sem medo das vantagens que esta opção oferece!
O que é Container NOR?
NOR é a sigla para Non-Operating Reefer, traduzindo: Reefer fora de operação. Ou seja, o Container NOR trata-se de um container que é Reefer (refrigerado), mas que está com o motor desligado durante o transporte.
Por que há disponibilidade de Containers NOR?
O Brasil é um dos maiores exportadores de cargas refrigeradas do mundo. O que inclui carnes, frutas e outros produtos, mas as importações de produtos refrigerados têm um volume muito menor.
E é preciso que estes containers refrigerados utilizados nas exportações retornem ao Brasil para que se possa dar vazão a toda demanda de exportações que temos.
Vamos usar como exemplo a China, que é nosso maior parceiro comercial atualmente e, consequentemente, o maior comprador de produtos refrigerados brasileiros.
O que mais importamos da China são produtos manufaturados e precisamos de muitos Containers Reefer para o envio, mas não os recebemos de volta porque o que importamos não precisa de refrigeração.
Então a China acaba acumulando Containers Reefer em seus portos, enquanto nós sofremos com a escassez deles, causando um desequilíbrio nas operações.
É a partir disso que surge a disponibilidade do Container NOR, pois de qualquer forma esses containers precisam voltar ao Brasil. Trazê-los de volta, vazios, como vinha sendo feito, acaba encarecendo muito o frete.
Foi então que estes containers começaram ser utilizados desligados para o transporte de cargas secas, de forma que se permite um melhor aproveitamento do envio. Fazendo com que o valor do frete para Containers Reefer seja uma opção competitiva.
Como importar com Container NOR?
Para fazer essa escolha é preciso estar certo de que sua carga seja adequada para esse tipo de container. Caso tenha dúvidas, busque suporte especializado para auxiliá-lo na contratação.
Neste sentido, vale lembrar que a capacidade de carregamento neste tipo de container é um pouco menor, no máximo de 22 toneladas. Por outro lado, a facilidade em conseguir um NOR vindo da China é muito maior que um Dry, por exemplo.
Sem mencionar a preferência de posicionamento no navio em razão do grande interesse por parte dos armadores de enviá-los de volta ao Brasil, a fim de reduzir o custo operacional do navio.
Confira se há disponibilidade e se os valores estão competitivos
A disponibilidade de um Container NOR é muito grande quando a origem da importação for China, Japão e Ásia em geral, onde os Reefers acabam chegando em maior quantidade.
Para balancear a oferta e demanda desses containers refrigerados, os armadores preferem disponibilizá-los a um valor mais baixo que outros tipos de container (por exemplo, o Dry), já que eles voltariam vazios, como vimos.
Essa diferença parece ser bem atrativa e, em algumas épocas do ano, a redução no valor do frete gira em torno de 40%.
Como o valor do frete é base de cálculo de alguns tributos, essa redução acaba sendo ainda mais vantajosa para o importador.
Veja se sua mercadoria é aceita para Container NOR
Antes da contratação do container NOR é fundamental verificar se a mercadoria importada é aceita nesse tipo de container.
Eles possuem um isolamento térmico, feito de poliuretano e revestido com alumínio ou aço inoxidável, bem frágil e cujo reparo, caso necessário, pode custar bem caro.
Então é importante certificar-se de que sua carga ou a amarração utilizada não irá danificá-lo.
Geralmente são aceitas cargas secas, inodoras, não-químicas e que não soltem nenhum tipo de sujeira. Além disso, é importante saber que não são adequados para produtos que absorvam cheiros, como tecidos.
Vale ressaltar que esse container é totalmente vedado, portanto, caso sua carga tenha algum tipo de umidade, a mercadoria poderá ser danificada com a falta de circulação de ar, o que torna o Container NOR impróprio para ela.
Vidros e utensílios domésticos são exemplos de mercadorias que podem utilizar o NOR sem problemas.
No fim das contas, quem vai decidir mesmo se sua mercadoria poderá ser transportada em um NOR será o armador. Mesmo que ele abra exceções, caso ocorra algum dano é você, o contratante, quem acabará arcando com os reparos. Por isso, certifique-se de que realmente vale à pena.
Cuidado com o curto free time
Ao negociar a contratação de um container, é indispensável observar o tempo definido para o free time, que é o período acordado para a sua utilização.
Em razão da grande demanda dos Containers NOR, o free time dele tende a ser mais curto e, por isso, o valor da demurrage acaba sendo mais caro.
Portanto, caso sua mercadoria precise ficar um longo período no terminal ou não possa ser desovada, é melhor fazer os cálculos para ter certeza que mesmo pagando a demurrage será uma opção vantajosa. Do contrário, para evitar esse tipo de gasto extra certifique-se de que o despacho aduaneiro será rápido.
A Titânia Comex pode lhe ajudar com o Container NOR
Trazer sua carga em um NOR pode ter muitos benefícios, em especial com relação aos valores pagos no frete. Procure observar as dicas que listamos aqui para tirar o melhor proveito dele.
E para garantir a agilidade que o Container NOR exige após a sua descarga, tenha um parceiro que execute os trâmites aduaneiros com eficiência e rapidez. Para isso: conte com a Titânia Comex.