Av. Carneiro Leão, nº 294 - Sala 306 - Maringá - PR

Container NOR: o que é e como importar? 

Container NOR: o que é e como importar? 

O comércio internacional de cargas traz inúmeras opções para logística, porém algumas ainda são um tabu para os importadores, a exemplo do Container NOR. 

Quando for escolher uma opção para embarcar sua carga é muito importante buscar o máximo de informações. O que permitirá encontrar a forma mais eficaz e com o melhor custo-benefício que atenda suas necessidades. 

Nem sempre a opção mais barata a princípio é a que realmente terá o menor custo, visto que alguns imprevistos podem surgir durante o percurso até que a carga seja liberada. 

Dito isto, vamos esclarecer os benefícios de se contratar um Container NOR, que ainda é um tema desconhecido para muitos. Apontar os detalhes que são importantes observar na hora de fazer essa escolha para que não seja surpreendido com gastos adicionais e possa se beneficiar sem medo das vantagens que esta opção oferece! 

O que é Container NOR? 

NOR é a sigla para Non-Operating Reefer, traduzindo: Reefer fora de operação. Ou seja, o Container NOR trata-se de um container que é Reefer (refrigerado), mas que está com o motor desligado durante o transporte.  

Container NOR: o que é e como importar? 

Por que há disponibilidade de Containers NOR? 

O Brasil é um dos maiores exportadores de cargas refrigeradas do mundo. O que inclui carnes, frutas e outros produtos, mas as importações de produtos refrigerados têm um volume muito menor. 

E é preciso que estes containers refrigerados utilizados nas exportações retornem ao Brasil para que se possa dar vazão a toda demanda de exportações que temos. 

Vamos usar como exemplo a China, que é nosso maior parceiro comercial atualmente e, consequentemente, o maior comprador de produtos refrigerados brasileiros. 

Container NOR: o que é e como importar? 

O que mais importamos da China são produtos manufaturados e precisamos de muitos Containers Reefer para o envio, mas não os recebemos de volta porque o que importamos não precisa de refrigeração. 

Então a China acaba acumulando Containers Reefer em seus portos, enquanto nós sofremos com a escassez deles, causando um desequilíbrio nas operações. 

É a partir disso que surge a disponibilidade do Container NOR, pois de qualquer forma esses containers precisam voltar ao Brasil. Trazê-los de volta, vazios, como vinha sendo feito, acaba encarecendo muito o frete. 

Foi então que estes containers começaram ser utilizados desligados para o transporte de cargas secas, de forma que se permite um melhor aproveitamento do envio. Fazendo com que o valor do frete para Containers Reefer seja uma opção competitiva. 

Como importar com Container NOR? 

Para fazer essa escolha é preciso estar certo de que sua carga seja adequada para esse tipo de container. Caso tenha dúvidas, busque suporte especializado para auxiliá-lo na contratação. 

Container NOR: o que é e como importar? 

Neste sentido, vale lembrar que a capacidade de carregamento neste tipo de container é um pouco menor, no máximo de 22 toneladas. Por outro lado, a facilidade em conseguir um NOR vindo da China é muito maior que um Dry, por exemplo. 

Sem mencionar a preferência de posicionamento no navio em razão do grande interesse por parte dos armadores de enviá-los de volta ao Brasil, a fim de reduzir o custo operacional do navio. 

Confira se há disponibilidade e se os valores estão competitivos 

A disponibilidade de um Container NOR é muito grande quando a origem da importação for China, Japão e Ásia em geral, onde os Reefers acabam chegando em maior quantidade. 

Para balancear a oferta e demanda desses containers refrigerados, os armadores preferem disponibilizá-los a um valor mais baixo que outros tipos de container (por exemplo, o Dry), já que eles voltariam vazios, como vimos. 

Essa diferença parece ser bem atrativa e, em algumas épocas do ano, a redução no valor do frete gira em torno de 40%. 

Como o valor do frete é base de cálculo de alguns tributos, essa redução acaba sendo ainda mais vantajosa para o importador.  

Veja se sua mercadoria é aceita para Container NOR 

Antes da contratação do container NOR é fundamental verificar se a mercadoria importada é aceita nesse tipo de container. 

Eles possuem um isolamento térmico, feito de poliuretano e revestido com alumínio ou aço inoxidável, bem frágil e cujo reparo, caso necessário, pode custar bem caro. 

Então é importante certificar-se de que sua carga ou a amarração utilizada não irá danificá-lo. 

Geralmente são aceitas cargas secas, inodoras, não-químicas e que não soltem nenhum tipo de sujeira. Além disso, é importante saber que não são adequados para produtos que absorvam cheiros, como tecidos. 

Vale ressaltar que esse container é totalmente vedado, portanto, caso sua carga tenha algum tipo de umidade, a mercadoria poderá ser danificada com a falta de circulação de ar, o que torna o Container NOR impróprio para ela. 

Vidros e utensílios domésticos são exemplos de mercadorias que podem utilizar o NOR sem problemas. 

No fim das contas, quem vai decidir mesmo se sua mercadoria poderá ser transportada em um NOR será o armador. Mesmo que ele abra exceções, caso ocorra algum dano é você, o contratante, quem acabará arcando com os reparos. Por isso, certifique-se de que realmente vale à pena. 

Cuidado com o curto free time  

Ao negociar a contratação de um container, é indispensável observar o tempo definido para o free time, que é o período acordado para a sua utilização. 

Em razão da grande demanda dos Containers NOR, o free time dele tende a ser mais curto e, por isso, o valor da demurrage acaba sendo mais caro.  

Portanto, caso sua mercadoria precise ficar um longo período no terminal ou não possa ser desovada, é melhor fazer os cálculos para ter certeza que mesmo pagando a demurrage será uma opção vantajosa. Do contrário, para evitar esse tipo de gasto extra certifique-se de que o despacho aduaneiro será rápido. 

A Titânia Comex pode lhe ajudar com o Container NOR 

Trazer sua carga em um NOR pode ter muitos benefícios, em especial com relação aos valores pagos no frete. Procure observar as dicas que listamos aqui para tirar o melhor proveito dele. 

E para garantir a agilidade que o Container NOR exige após a sua descarga, tenha um parceiro que execute os trâmites aduaneiros com eficiência e rapidez. Para isso: conte com a Titânia Comex. 

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Titânia Comex www.titaniacomex.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×