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Custos de Importação: o que preciso para estimar?

Custos de Importação: o que preciso para estimar?

São tantos os detalhes que compõem os custos de importação que quase nunca o importador tem tudo disponível e a mão. 

Bem como muitas vezes ele não é um especialista em processos de importação e nem precisa ser: É mais produtivo que ele atente para as informações necessárias a serem disponibilizadas à sua assessoria aduaneira e foque no seu negócio principal. 

Preocupar-se com o custo total de cada operação e ter um bom parceiro para assessorá-lo em cada etapa trará, sobretudo, a tranquilidade e certeza de que um produto tenha a importação viável para o Brasil. 

Com foco nas importações formais, vamos entender quem é importante e o que é indispensável no cálculo de custos de importações no Brasil. 

Quem é o Despachante Aduaneiro na Importação? 

O despachante aduaneiro é aquele que pode praticar em nome dos seus representados os atos relacionados com o despacho aduaneiro de bens ou mercadorias.  

Da mesma forma as bagagens de viajante, sejam eles transportados por qualquer via – marítima, aérea ou terrestre. 

É um profissional qualificado, idôneo (que não pode ter nenhuma ficha criminal, maior de 18 anos e pelo menos com Ensino Médio completo), é certamente um agente importante de soluções em comércio exterior que apoia praticamente em todas as etapas dos processos de importação e exportação. 

Por serem profissionais com ampla experiência na legislação e estrutura do Comércio Exterior, desempenham, sobretudo, uma função fundamental e estratégica na cadeia logística do seu cliente.  

Compilando todas as informações necessárias para uma estimativa mais assertiva possível, o despachante aduaneiro oferece o suporte necessário para verificar a viabilidade de um processo de importação e torna-lo o mais otimizado possível. 

Informações necessárias para estimar os custos de importação 

Para que o processo ocorra da forma mais tranquila e previsível é preciso que o importador disponibilize algumas informações indispensáveis para composição dos custos de importação. 

Dentre os principais e indispensáveis, temos principalmente: 

Fatura Proforma (Proforma Invoice) 

É o documento que formaliza a negociação primária entre importador e exportador, certamente que nela haverá todos os detalhes da compra de maneira específica. 

Embora o Brasil possua uma legislação específica apenas para a Fatura Comercial, é importante atentar para que contenha pelo menos essas informações: 

  1. Nome e Endereço Completo do Importador 
  1. Nome e Endereço Completo do Exportador 
  1. Quantidade dos itens comercializados; 
  1. Descrição dos itens comercializados (em inglês, espanhol e/ou português) 
  1. Preço unitário 
  1. Preço total 
  1. Unidade comercializada 
  1. HS Code (Classificação Fiscal) 
  1. Previsão de embarque 
  1. INCOTERMS (sempre condizente com a modalidade de embarque) 
  1. Modalidade de transporte 
  1. Modalidade de pagamento 
  1. Local de embarque 
  1. Local de destino 
  1. Peso líquido 
  1. Peso bruto 
  1. Quantidade de volumes e Tipo de Embalagem 

Como podemos constatar, a Fatura Proforma é um dos principais documentos e deve ser avaliado criteriosamente para além de prosseguir corretamente com o processo, fazer a correta avaliação e previsão dos custos de importação. 

Classificação Fiscal 

A classificação fiscal da mercadoria é um código numérico, composto de 8 dígitos que obedece a critérios estabelecidos para sua classificação. 

O Brasil utiliza a NCM (Nomenclatura Comum Mercosul), que tem critérios estabelecidos no Sistema Harmonizado (SH), desenvolvido pela OMA (Organização Mundial das Aduanas). 

É um dos detalhes mais importantes no processo de importação, pois é quem determinará as alíquotas dos impostos, além de auxiliar no controle estatístico das importações pelo Governo Brasileiro. 

Assim como é possível consultar a necessidade de anuência de órgãos anuentes, incidência de antidumping ou mesmo proibições podem ser conferidas através da classificação fiscal.  

Sem ela é inegavelmente impossível estimar os custos diretos e indiretos de importação. 

Cotação de Frete Internacional. 

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Dependendo do volume, tipo de mercadoria e país de origem é possível verificar a cotação de frete internacional em mais de uma modalidade. 

Há de se levar em conta também a urgência da mercadoria, que poderá ser decisiva na escolha do modal do processo e ter impacto direto nos custos de importação. 

Para cotar o frete internacional vamos recorrer às informações que normalmente estão na Proforma:  

  • Valor Total (para o seguro); 
  • Mercadoria, sobretudo se for perigosa; 
  • Peso Bruto; 
  • Volume; e 
  • Endereços de coleta/embarque. 

Aproveitando o tema, lembre-se: Independente do INCOTERM negociado, nunca, jamais deixe de segurar a carga.  

Estamos falando de um custo que, de modo geral, fica em torno de 0,25 a 0,6% do Valor da mercadoria conforme negociação. 

Embora torcemos para não usar, o seguro é uma boa prática que evita muitos dissabores e maiores prejuízos quando acontece algum sinistro. 

Embora chamemos de frete internacional, ele também incluirá o transporte e logística no país de origem da mercadoria.  

Terminal de Destino 

A fim de sua mercadoria importada ser nacionalizada, é preciso que adentre no Brasil por uma zona alfandegada seja porto, aeroporto ou uma zona de fronteira. 

Afinal a Receita Federal e demais órgãos precisam analisar antes de sua nacionalização. 

Cada zona alfandegada possui suas tabelas de custos e, a depender do tipo, região e administração, cada uma tem seus valores de armazenagem – geralmente um percentual (%) sobre o Valor Aduaneiro da mercadoria, serviços essenciais e por demanda. 

A localização, frequência de utilização e relacionamento comercial são fatores que influenciarão no custo total e escolha do Terminal de destino. 

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A experiência com o tipo de processo de importação relacionado àquela mercadoria ajudará a prever minimamente se a carga terá mais probabilidade de ser desembaraçada rapidamente ou pode ter um prazo mais demorado e com maiores interferências da RFB (Receita Federal Brasileira) ou algum órgão anuente. 

Detalhes que vão fazer toda diferença nos custos de importação já que os custos de armazenagem tendem a ser altos e significativos em cada processo. 

Transportadora Rodoviária 

Quando a mercadoria é desembaraçada, é hora de finalmente retirá-la do recinto alfandegado e fazê-la chegar ao destino. 

Para isso, geralmente utilizamos uma Transportadora Rodoviária que fará a coleta da mercadoria. 

Isso dependerá em suma da administração do local onde sua mercadoria foi desembaraçada: alguns portos exigem transportadoras cadastradas e um agendamento prévio com determinada quantidade de horas.  

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Além disso, por serem mais burocráticas e com controles mais intensos é preciso disponibilizar, pelo menos, a Nota Fiscal de Entrada e a DI. 

Enquanto em alguns outros lugares (geralmente aeroportos e EADIs) pode-se retirar a mercadoria com veículo próprio e estar munido apenas da DI (Declaração de Importação). 

É preciso informar para a transportadora o Valor Aduaneiro da mercadoria, pesos e volumes para que ela além de estimar o valor o frete, disponibilize o veículo correto e faça sempre o seguro da mercadoria. 

A mercadoria nacionalizada não precisa correr o risco de sofrer um sinistro à descoberto junto no caminho do destino. 

Conte com a Titânia Comex para estimar seus custos de importação. 

Inúmeros detalhes compõem os custos de importação de uma mercadoria. 

Nem todo importador conta com experiência e sequer é parte do seu negócio principal cuidar das diversas minúcias de um processo de importação. Neste momento, contar com uma assessoria especializada e de confiança é fundamental. 

Estimar os custos de importação, dar suporte desde a compra da mercadoria até sua entrega com quem entende de fato, com certeza ajuda a economizar uns bons dólares. 

A Titânia Comex é especialista em soluções para Comércio Exterior e está pronta para auxiliar em cada etapa do complicado processo de importação trazendo segurança para todos os importadores. 

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