Av. Carneiro Leão, nº 294 - Sala 306 - Maringá - PR

Carga projeto: O que é e como fazer a gestão?

Carga projeto: O que é e como fazer a gestão?

Venha conhecer neste artigo mais a respeito da carga projeto. 

Carga projeto: O que é e como fazer a gestão?

Ela envolve a indústria pesada, que é aquela

“que trabalha com atividades de extração e transformação de matéria-prima. Atua dentro de um conjunto de ações no sentido da conversão primária de recursos naturais, sendo também conhecida como indústria de base”.

O seu desempenho e crescimento está diretamente ligado à macroeconomia, devido a fatores como o crescimento populacional e a urbanização dos grandes centros. Como resultado desses eventos, tem-se a necessidade de melhorar a infraestrutura, otimizar a oferta de produtos e o melhorar o uso dos recursos operacionais. 

Não se pode esquecer dos fatores ambientais, como a reutilização dos recursos não renováveis e a produção de energia mais sustentável (como a eólica). 

Por sua natureza, assim, os equipamentos utilizados em alguma dessas situações possuem dimensões consideradas fora do padrão e necessitam de procedimentos logísticos específicos para serem transportados da origem até o destino. 

O que é Carga Projeto? 

Podemos dizer que carga projeto é aquela que não pode ser embarcada em um contêiner padrão 20 ou 40 pés. Ou seja, a carga possui dimensões superiores ao tamanho desses equipamentos, demandando assim uma logística diferenciada para realizar o seu embarque, que também poderá ocorrer em contêineres do tipo open top ou flat rack

Seriam exemplos de cargas projeto o transporte daqueles equipamentos utilizados por indústrias dos setores: 

  • -Energético; 
  • -Cimento; 
  • -Metalúrgico; 
  • -Petroquímico; 
  • -Siderúrgico; 
  • -Aeronáutico. 

Essa diferenciação do embarque vai exigir desde a obtenção de licenças para movimentação da carga, o caminhão para realizar o transporte, guindastes no porto, entre outros equipamentos específicos de acordo com o tipo de carga, tanto na origem como no destino. Por exemplo, se a carga for valiosa ou tiver acima de 60 toneladas, é aconselhável o uso de escolta armada e batedores. 

Como fazer a gestão da carga projeto? 

A realização da importação de uma carga projeto depende única e exclusivamente de um planejamento assertivo para todas as etapas diante do número de especificidades envolvidas. 

Dessa maneira, realizar a gestão do embarque demanda a divisão dele em etapas consecutivas, passando para a próxima somente após a conclusão da anterior. Pois, o que adianta realizar o agendamento com a transportadora para realizar o carregamento e movimentação sem ter as licenças de transporte deferidas? 

Abaixo algumas etapas que podem auxiliar na estruturação do planejamento:  

  • -Procedimentos anteriores – Verificar todas as necessidades específicas do embarque, seja por licenças, equipamentos, restrição de circulação dos veículos, mão de obra;
  • -Carregamento – Agendar junto às empresas responsáveis a retirada da carga no exportador; 
  • -Movimentação da carga do exportador até o local do embarque – envolve todos os procedimentos necessários para esse transporte. Aqui se vê a importância dos procedimentos anteriores em verificar pontos restritivos para evitar atraso na movimentação; 
  • -Procedimentos na Aduana da origem – Verificar a necessidade de procedimentos especiais e/ou apresentação antecipada da documentação; 
  • -Embarque – Carregamento e transporte até o destino; 
  • -Chegada da carga no destino – Descarregamento e armazenagem no destino;
  • -Procedimentos na Aduana do destino – Para liberação e autorização do carregamento; 
  • -Movimentação da carga do local de chegada até o importador ou em local por ele determinado – É parte final do processo, com a retirada e entrega da mercadoria. Neste momento possíveis restrições e/ou necessidades de procedimentos especiais já devem ter sido verificadas na primeira etapa.  

Maior atenção ao planejamento logístico 

O planejamento logístico tem por objetivo assegurar a boa gestão das atividades envolvidas para que as mercadorias sejam entregues ao cliente. Ou seja, que a organização esteja preparada para que os gargalos não afetem o atendimento da demanda.  

Com isso será possível realizar a utilização dos recursos financeiros e humanos de forma eficaz, possibilitando uma redução de custos além da otimização da operação da carga projeto. 

A empresa pode se beneficiar ainda mais pela sinergia interna dos departamentos quando o foco de todos é o atendimento ao cliente, ou seja, a satisfação é uma oportunidade de manter o relacionamento comercial, além de gerar indicações para novos negócios. 

Carga projeto: O que é e como fazer a gestão?

A partir desse melhor preparo será possível antever e antecipar as suas ações, gerando assim um diferencial competitivo e um melhor nível de serviço. Com isso, os clientes se sentem mais seguros para firmar uma parceria de longo prazo resultando, consequentemente, na fidelização e um fluxo contínuo de faturamento. 

Trabalhe com prazos longos 

A gestão do tempo é um dos fatores que influenciam diretamente a percepção da qualidade sobre as ações da empresa, pois um atraso pode indicar tendência ao não cumprimento das suas responsabilidades. 

Uma forma de garantir que operação logística de carga projeto ocorra dentro do prazo combinado é realizar a escolha de uma metodologia capaz de acompanhar e demonstrar todas as fases do início ao fim da movimentação. 

Dessa maneira, com o mapeamento das atividades, identifica-se o que é esperado e o tempo de execução em cada etapa. Assim, uma divergência é observada o mais antecipadamente possível e age-se de maneira preventiva. 

Negocie os valores de armazenagem com os portos de origem e destino 

A armazenagem normalmente representa uma grande parcela dos custos logísticos, pois para realizar a guarda da mercadoria existe a necessidade da mão de obra especializada, equipamentos adequados e uma estrutura com dimensões capazes de suportar as movimentações e a permanência. 

Tratando-se de cargas com dimensões fora do padrão usual, os custos podem ser ainda maiores, pois uma armazenagem dessa carga pode impedir que o armazém ofereça o serviço a outras empresas, dessa maneira existirá a cobrança mesmo que não haja a ocupação do espaço de fato.

Assim, é muito importante que seja feita a cotação e negociação dos valores de forma prévia, pois dessa maneira o armazém conseguirá programar melhor a gestão do espaço de forma que todos os lados envolvidos não percam oportunidades nem sejam onerados com custos extras. 

Negocie o transporte com empresas experientes 

A transportadora com maior experiência de mercado com cargas projeto terá uma ampla visão do mercado, tanto no macro como no microambiente. Ou seja, saberá analisar se de fato poderá ocorrer um ganho marginal no processo realizando ajustes e/ou mudanças na execução. 

Um trade-off pode até diminuir um custo (ou prazo), porém poderá incrementar ou trazer dificuldades operacionais e até mesmo o aumento de despesas em decorrência da compensação. 

Carga projeto: O que é e como fazer a gestão?

Tem carga projeto? Fale com a Titânia Comex! 

Uma carga projeto exige um planejamento assertivo do pré-embarque até a entrega ao cliente por suas dimensões que geram uma série de especificidades.

A Titania Comex vem desde 2014 assessorando, cooperando e realizando os embarques dos seus clientes nos mais diversos níveis de complexidade, garantindo a eficácia operacional. 

Por isso, venha descobrir como agregar diferencial competitivo através da gestão otimizada das cargas superdimensionadas.

Contate os nossos especialistas!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Titânia Comex www.titaniacomex.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×