Av. Carneiro Leão, nº 294 - Sala 306 - Maringá - PR

Agente de cargas: Qual é a sua importância na logística internacional? 

Agente de cargas: Qual é a sua importância na logística internacional? 

Neste texto iremos compreender melhor a importância do agente de carga nas operações de importação e de exportação das empresas brasileiras, das que já atuam no comércio internacional ou daquelas que planejam adentrar no Comércio Exterior. 

De antemão afirmamos que este profissional atua grandemente para que estas empresas expandam seus negócios e saiam da limitação do comércio interno, independentemente do volume de carga que movimentam. 

Isso porque a participação deste profissional no Comércio Exterior é expressiva e a sua importância ajuda as empresas na movimentação adequada da mercadoria, fortalecendo as marcas dos clientes no mercado internacional. 

O agente de carga proporciona muitos ganhos, pois além de abrir portas traz a segurança para que todo o processo ocorra da melhor forma possível. Desse modo diminui os aborrecimentos que atingem os importadores e os exportadores. 

O que é Logística Internacional? 

É o ramo da logística que tem como objetivo tratar do comércio internacional, uma vez que liga fabricantes aos seus parceiros da rede industrial, como fornecedores, transportadores e operadores, em vários pontos do mundo. 

A importância do agente de carga é determinante para atuar na logística internacional, já que é necessário um profissional capacitado nas regulamentações entre países. Quando as cadeias cruzam fronteiras, manter um fluxo estável na movimentação de materiais é fator-chave para satisfazer as demandas nos mercados internacionais. 

O processo da logística internacional tem papel estratégico, pois lida com o abastecimento de empresas e distribuição de mercadorias. Assim favorece a regulamentação nas políticas e legislação do comércio internacional entre os países. 

Além disso, contribui no alavancar dos resultados empresariais e exige maior efetividade, transparência e performance entre as movimentações acordadas. 

O que faz e qual a importância do agente de cargas? 

Diante da complexidade das operações do comércio internacional, além dos trâmites burocráticos, a partir da exigência de profissionais de qualidade e com participação efetiva nas operações da logística internacional é que surge a importância do agente de carga com as múltiplas tarefas que desempenha no progresso das importadoras e das exportadoras. 

Este profissional tem como tarefa primordial a coordenação de todas as fases do transporte das mercadorias que transitam no âmbito internacional. Portanto, está na sua rotina estabelecer contratos com as empresas que atuam no Comércio Exterior. 

Agente de cargas: Qual é a sua importância na logística internacional? 

Diariamente, o agente de carga faz a intermediação na comunicação das negociações que ocorrem entre os participantes da cadeia, a saber: 

  • importador; 
  • exportador;  
  • transportador; 
  • armadores; 
  • companhias aéreas e marítimas. 

Busca e negocia por espaço nos modais respectivos, conforme solicitado pelos clientes, coordena os embarques e, em alguns casos, vai além de suas atividades padrões. 

A importância do agente de carga se dá na garantia da entrega da mercadoria nas condições, termos e períodos preestabelecidos, visto que realiza também a negociação dos custos para o envio e escolhe o modal mais eficaz para efetuar o transporte. 

Suas principais atividades são: 

  • Desenvolvimento do planejamento logístico; 
  • Análise estratégica de consolidação de cargas; 
  • Armazenagem; 
  • Desempenho para manuseio da mercadoria; 
  • Coordenação da identificação e embalagem do produto; 
  • Pagamentos de tributos e de taxas; 
  • Controle contábil e fiscal da operação; 
  • Identificação do objeto da desconsolidação da Receita Federal do Brasil (RFB); 
  • Confirmação da alocação da carga no transporte e período corretos; 
  • Ponte primordial entre cliente e fornecedor. 

Qual é a importância do agente de carga na logística internacional? 

Devido ao impacto que a importância do agente de carga tem na rotina das empresas, pode-se afirmar que é o profissional que proporciona melhorias no tempo de execução e menor preocupação nas demandas que os processos operacionais do Comércio Exterior exigem das empresas. 

Os tratados entre parceiros são executados com maior linearidade e efetividade, além de oferecer maior segurança no transporte da mercadoria, sem gastos excedentes. 

O trabalho executado por um agente de carga na logística internacional não se resume apenas ao operacional. Esse profissional atua a partir de um viés estratégico, já que visa deixar as operações mais rápidas e com custos menores. 

Ao realizar o seu trabalho, o agente de carga internacional irá sempre optar pela oportunidade com maior custo-benefício e, caso identifique a necessidade, contratar mais de um modal de transporte. Conforme o que é mais adequado para a movimentação da carga, faz com que a negociação fique mais atrativa para o seu cliente. 

Agente de cargas: Qual é a sua importância na logística internacional? 

Importância do agente de carga no planejamento da logística internacional 

A diversidade de tarefas executadas e a importância do agente de carga é muito mais ampla do que apenas a contratação de fretes para as empresas no Comércio Exterior. 

Seus serviços abrangem o planejamento de toda a logística que ocorre nas movimentações, desde a negociação e coordenação dos embarques, a contratação de frete, e todo o acompanhamento da carga em si. 

Acompanhamento logístico 

O agente de carga mantém contato direto com os armadores e as companhias aéreas, o que facilita na negociação dos valores da prestação do serviço, inclusive para aquelas cargas que exijam observações pontuais para a movimentação (por exemplo, manutenção da temperatura adequada). 

Todo esse acompanhamento envolve muito mais do que simples trocas de ligações ou de e-mails com os embarcadores, mas também a complexidade de negociações prévias para o devido alinhamento de valores. 

Otimização da logística 

Um dos grandes desafios que reforça a importância do agente de carga na logística internacional é a consolidação de cargas, em tamanhos e naturezas diferenciados. É necessário fazer o cálculo correto na hora do carregamento, de forma que caibam dentro de um único contêiner ou compartimento de avião/navio. 

Agente de cargas: Qual é a sua importância na logística internacional? 

Essa otimização exige do profissional criatividade e flexibilidade, assim como conhecimento técnico e habilidade com números para calcular os volumes e as cubagens das mercadorias. 

Sem esquecer o cuidado para que não ocorram contaminações ou sinistros entre cargas de natureza e de valor agregado diferentes. 

Maior governança logística 

Além de se preocupar com todos os elos anteriormente mencionados, o agente de cargas ajuda seus clientes na economia das importações e das exportações ao negociar as melhores tarifas. Atua com parcerias que aumentam o poder de barganha para negociação das empresas, por meio de uma logística mais competitiva. 

Atenta também para o seguro do transporte e da carga durante todas as etapas que envolvem a cadeia logística, bem como negocia tarifas menores de armazenagem nos terminais. 

Esse profissional desempenha tarefas estratégicas, com o foco logístico, que tragam mais transparência aos processos e reduzam o seu lead time. Desenvolve assim um serviço eficiente e de qualidade, promovendo maior controle e segurança ao contexto. 

Conclusão 

A importância do agente de carga para a logística nas operações do Comércio Exterior é enorme, sobretudo para as empresas brasileiras que querem escoar suas mercadorias para o mercado internacional. 

Se os processos complexos do comércio internacional não são bem elaborados resultam em custos elevados e prejudicam as movimentações das mercadorias. O agente de carga é essencial nesse cenário, com papel importante na solução de uma logística personalizada. 

O Comércio Exterior traz uma grande oportunidade para que as empresas não dependam do mercado interno e ampliem os seus negócios. 

A Titânia Soluções em Comércio Exterior tem à disposição profissionais experientes e qualificados que promovem a ponte entre o agente de carga e as empresas, a fim de potencializar a otimização logística dos processos de importação e exportação. 

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Titânia Comex www.titaniacomex.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×