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Container NOR: quais as mercadorias indicadas?

Container NOR: quais as mercadorias indicadas?

Quem trabalha com Comércio Exterior provavelmente já ouviu falar de Container NOR. Na área do transporte marítimo internacional esse tipo de operação desponta como uma alternativa interessante que pode significar preços mais competitivos e uma bela economia. 

No entanto, talvez por desconhecer a natureza da operação, muitos importadores ainda têm algum tipo de resistência em usá-lo. Realmente, trata-se de uma modalidade que exige cuidados e bastante conhecimento de causa para evitar custos desnecessários. 

Container NOR: quais as mercadorias indicadas? 

Mas, se a sua empresa costuma importar produtos de carga seca, o Container NOR pode ser uma fonte de alegrias e economias quando você conta com a parceria de experts como a Titania. 

Não sabe que tipos de mercadoria são as mais adequadas para o NOR? Não sabe nem que tipo de Container é esse do qual estamos falando? Muita calma, iremos lhe explicar neste texto. 

O que é Container NOR? 

Antes de explicar o que é de fato um Container NOR, você precisa ter bem claro o que é o Container Reefer.  

Quando falamos dos dois estamos falando, basicamente, do mesmo objeto, mas apresentados com funções, custos e riscos diferentes. 

O que é Reefer

Essa palavra é um tipo de diminutivo para Refrigerated Container (ou, em bom português, Contêiner Refrigerado). 

Como o próprio nome indica, ele se diferencia dos demais containers por ter uma estrutura específica para o transporte de cargas frias. Podem não ser necessariamente frias, mas que precisam ter a sua temperatura controlada durante todo o transporte, para que não se deteriorem no decorrer da viagem. 

O Reefer possui uma estrutura metálica cuidadosamente preparada para vedar a entrada do ar externo e da umidade, assim como um motor próprio que, ao ser ligado nas tomadas especiais dos navios, faz a circulação do ar interno e o mantém estável na temperatura desejada. 

Esse container normalmente é utilizado para o transporte de carnes, frutas e alimentos perecíveis. O Brasil, como um dos maiores exportadores desse tipo de produto, utiliza grandes quantidades de Reefers para exportá-los – principalmente para a Ásia. 

No fim, o Reefer é como se fosse uma grande geladeira adaptada para transporte. 

E quanto ao Container NOR? 

NOR é a sigla em inglês para Non Operating Reefer (“Reefer que não está em operação”, em uma tradução livre). 

Ou seja, o Container NOR nada mais é do que um Reefer desligado. É a mesma “geladeira” de antes, cheia de carga, mas agora desligada. E por que ele é utilizado assim? 

Container NOR: quais as mercadorias indicadas? 

Porque, por exemplo, o Brasil manda muitos Reefers cheios de carne para a China. Contudo, a China nem de longe manda a mesma quantidade de carne ou qualquer outro produto que precise de refrigeração de volta para o Brasil. E os armadores precisam fazer esses containers voltarem para nosso país o quanto antes, para que possam utilizá-los novamente em outra operação e a exportação de carne não pare. 

A solução imediata seria trazê-los de volta vazios e desligados, mas isso seria muito custoso para o armador. 

Por outro lado, o Brasil importa muitos produtos manufaturados da China. Então por que não utilizar os mesmos containers desligados, limpos e vazios para trazer esses produtos? 

Quais os tipos de mercadorias indicadas para Containers NOR? 

Pela “mão-na-roda operacional” que proporciona aos armadores, os fretes do Container NOR costumam ser mais em conta. Especialistas indicam que, dependendo da época do ano, é possível economizar entre 30% e 40% em relação ao container normal. 

No entanto, para não comprometer a integridade dos Reefers (que são de estrutura mais frágil e especial para o transporte de cargas refrigeradas), os armadores apenas aceitam alguns tipos de mercadorias em seus NORs. 

Confira algumas delas em seguida: 

Brinquedos 

As inúmeras caixas de brinquedos importados dos países asiáticos são uma ótima opção para transporte num Container NOR. Com os valores de frete reduzidos, há menos custo para diluir no preço final do produto. 

Roupas 

A estrutura interna de um NOR é mais delicada e menos resistente do que a de um container regular, ou seja, há menos pontos para amarras e escoramento. 

Por não serem mercadorias frágeis, roupas são muito indicadas para esse tipo de operação. Esse produto também acaba sendo adequado em razão do menor peso total permitido no NOR em relação aos demais tipos de containers

Eletrônicos 

Uma vez que possuem uma vedação melhor do que os outros containers e, assim, maior resistência à umidade, eletrônicos que não possuem alto valor agregado pode ser transportado em Containers NOR. 

Mas é importante tomar cuidado com itens que sejam mais frágeis, já que o NOR possui estrutura interna mais delicada que não permite muitas opções de escoramento e amarras que evitam deslocamento durante o transporte. 

Acessórios em geral 

Objetos que possam ser carregados em caixas de papelão ou em paletes em geral podem ser transportados em um Container NOR.  

Ainda assim, por causa das paredes mais espessas e do motor interno, pode haver uma variação de até nove metros cúbicos a menos de espaço em relação a um container regular. 

O que não posso embarcar em um Container NOR?

Considerando que o seu NOR será utilizado posteriormente para transportar alimentos perecíveis, os armadores não costumam aceitar diversos tipos de cargas que possam comprometer essa funcionalidade, seja por deixarem odores fortes ou outros itens que possam exigir uma limpeza química. Veja alguns deles: 

  • pacotes pesados com extremidades duras ou afiadas e partes mecânicas; 
  • pacotes que não possam ser amarrados ou escorados de forma segura; 
  • cimentos e outros itens similares em pó, que possam se desprender no ar e cair no assoalho do container
  • cargas com odor muito forte; 
  • cargas pesadas que possam danificar o assoalho do container (e suas canaletas em forma de T para deslocamento do ar); 
  • produtos perigosos ou inflamáveis; 
  • produtos que não sejam perigosos, mas que sejam potencialmente corrosivos. 

Conclusão 

Com conhecimento da operação e o produto adequado, o Container NOR se apresenta como uma ótima possibilidade para economia no frete internacional – principalmente no contexto atual, em que cada dólar economizado em uma operação de importação vale muito. 

Aqui na Titania nós realizamos as melhores cotações para o seu NOR, e você ainda pode contar com a parceria de uma equipe de experts que irão ajudar a fazer com que cada processo seja um sucesso para sua empresa. 

Não perca tempo e entre em contato conosco! 

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