Av. Carneiro Leão, nº 294 - Sala 306 - Maringá - PR

Importação: quais os tipos e como escolher

Importação: quais os tipos e como escolher

Quando uma empresa opta pela importação, surgem muitas questões que precisam ser definidas.

Uma delas é entender quais são as vantagens que a importação pode trazer aos seus negócios. Outro ponto a ser considerado é como será realizado o processo de importação.

É essencial entender tudo o que abrange a importação para que todas as etapas sejam realizadas com sucesso. Dessa forma, o recebimento das mercadorias com qualidade e no prazo necessário é garantido.

O texto a seguir explica quais são os tipos de importação e quais são as vantagens de cada um deles. Vamos entendê-los para que sua empresa possa analisar e escolher a melhor opção e, assim, dar seu primeiro passo rumo à importação.

O que é importação?

Certamente a globalização e a internet permitiram que as empresas explorassem o mercado internacional e descobrissem novas alternativas de negócios.

Importação: quais os tipos e como escolher

Assim, importar é o ato de comprar produtos ou serviços de outro país. Ao decidir importar produtos ou insumos, a empresa passa a ter mais opções de fornecedores, reduzindo sua dependência de vendedores locais. Existem várias vantagens em optar por realizar importações, tanto no processo produtivo quanto na comercialização de produtos acabados.

Entretanto, o processo de importação pode ser complexo, por isso é importante conhecer os procedimentos e exigências para entender como atuar no mercado internacional.

Por que devo fazer operações de importação?

Em geral, os produtos e insumos estrangeiros apresentam mais qualidade e tecnologia do que os itens produzidos no Brasil.

Empresas importadoras podem alcançar mercados mais dinâmicos, que oferecem mais competitividade a preços menores.

Os mercados internacionais dispõem de empresas com grande capacidade produtiva. São grandes fabricantes internacionais que garantem o fornecimento dos produtos para a empresa nacional, que pode ter a segurança de abastecimento para seus clientes finais.

Quais são os tipos de importação?

No Brasil são três os tipos de importação: importação direta (ou por conta própria), importação por conta e ordem e importação por encomenda.

Veja a seguir quais são as diferenças entre cada um desses tipos.

Importação Direta / por conta própria

Na importação direta a empresa precisa ter autorização para importar.

A habilitação é concedida pela Receita Federal, através do RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).

Quer saber mais sobre o RADAR? Aproveite para ler um artigo completo sobre esse tema em nosso Blog, aqui!

A empresa também precisa procurar e desenvolver fornecedores. É importante contar com profissionais com experiência em Comércio Exterior para realizar as operações e contratar um despachante aduaneiro.

Esta modalidade também exige que a empresa tenha fluxo de caixa (para o pagamento dos tributos a cada desembaraço) e sistemas atualizados de comércio exterior para realizar as operações, como pagamentos de fornecedores internacionais e fechamento de câmbio.

Apesar dessas exigências, este tipo de importação dá o total controle das operações à empresa para a tomada de decisão.

Importação: quais os tipos e como escolher

Por conta e ordem

Esta modalidade pode ser mais vantajosa para a empresa que deseja importar, mas que não tem uma equipe de profissionais pronta.

A empresa contrata os serviços de uma Trading para importar os produtos e, desta forma, não precisa atuar diretamente com os processos de importação.

A Trading Company se responsabiliza por contatar o fornecedor e realizar a importação em seu nome, bem como contratar o transporte e o despacho aduaneiro da carga. A empresa contratante recebe as mercadorias já com a nacionalização finalizada, ou seja, os produtos são entregues disponíveis para serem comercializados ou distribuídos.

A importação por conta e ordem através de uma Trading Company pode ser fixa, com um contrato que determine várias entregas com prazos determinados.

Este tipo de importação garante menos riscos à empresa, além de permitir que ela mantenha o foco na sua atividade principal. Além de não precisar dispor de tempo ou contratar profissionais para operar em comércio exterior, já que todo o procedimento comercial e logístico é realizado pela Trading Company.

Entretanto, é preciso ter em mente que a empresa contratante (também chamada de adquirente) é quem irá pagar pelos custos da importação, tais como tributos, frete e armazenagem.

Por encomenda

A importação por encomenda também se faz através de uma Trading Company, mas a diferença é que a trading arcará com todos os custos e depois venderá os produtos importados exclusivamente à empresa adquirente.

Então, esta pode ser uma opção vantajosa para empresas que queiram importar sem comprometer seu fluxo de caixa enquanto esperam pela chegada da mercadoria.

A empresa encomendante não se envolve nas operações e burocracias de despacho referentes à importação dos produtos, também não precisa participar das negociações.

Para tanto, é importante conhecer previamente os serviços da Trading a ser contratada. Isso ajudará estabelecer uma relação de confiança entre as partes já que a encomendante terá menos controle do processo.

Empresas menores costumam ver esta característica como uma vantagem, pois podem se concentrar nas suas atividades principais.

Além disso, a empresa encomendante também não precisa realizar os pagamentos à Trading de imediato pois, nesta modalidade, os pagamentos de tributos, armazenagem e transporte, entre outros custos, são realizados pela Trading.

Importação: quais os tipos e como escolher

Como saber qual o melhor tipo de importação para minha empresa?

As três modalidades apresentam vantagens e desvantagens e nenhuma é melhor que as demais.

Para escolher a modalidade em que atuar a empresa deve avaliar sua capacidade financeira e o volume que será importado.

Conforme vimos acima, na importação direta a empresa paga por todas as despesas, sem a figura da Trading Company.

Por outro lado, na importação direta, a empresa tem total controle sobre as operações e pode fazer o acompanhamento das operações por conta própria, sem depender do envio das informações de outra parte.

A importação direta se diferencia das outras modalidades porque exige que a empresa tenha mais capacidade técnica, com profissionais qualificados, que conheçam as operações de importação. 

Também demanda que a empresa disponha de recursos para obter sistemas próprios de comércio exterior para desempenhar as atividades diretamente.

Estas duas situações não acontecem nas outras duas modalidades de importação, pois a Trading Company faz todo o trabalho de negociação, logística e documentação necessários nas operações de importação.

Dessa forma, a empresa que deseja importar deve considerar todas estas questões e sua situação atual, para então identificar qual modalidade é a mais vantajosa para iniciar suas operações no mercado internacional.

A Titânia tem a assessoria certa para que os importadores atuem com segurança nas suas operações

Sabemos que iniciar as operações em importação pode ser desafiador, por isso a Titânia está no mercado para assessorar sua empresa. Nossa equipe conta com profissionais experientes que podem dar todo o suporte para as suas operações.

Caso queira investir no conhecimento técnico de sua equipe temos a opção de treinamentos e suporte às empresas que desejam desenvolver projetos para expandir seus negócios e identificar novas oportunidades.

Garantimos toda segurança nas operações de importação de nossos clientes em todas as etapas do processo, desde a busca por fornecedores até o recebimento da mercadoria. Para os clientes que desejam ingressar no mercado internacional, estudamos todos os cenários para que possam optar pela melhor alternativa dentro da sua realidade.

Acesse o site da Titânia e solicite um orçamento!

Com certeza teremos uma alternativa para iniciar ou alavancar seus negócios no mercado internacional.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Titânia Comex www.titaniacomex.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×