Av. Carneiro Leão, nº 294 - Sala 306 - Maringá - PR

Gargalos na Importação: quais são e como evitar?

Gargalos na Importação: quais são e como evitar?

Um processo de importação requer planejamento. No entanto, muitas empresas consideram importante planejar apenas os custos financeiros envolvidos na operação. Mas um planejamento bem sucedido também serve para descobrir como evitar gargalos de uma importação.

Gargalos na Importação: quais são e como evitar?

Gargalos são entraves que impedem que um processo de importação ocorra conforme o planejado.

Alguns desses gargalos são “esperados”, como por exemplo as épocas de aumento da demanda das importações, e outros podem surgir de forma totalmente inesperada.

No texto abaixo você entenderá melhor o que são e como eles podem comprometer a operação, inclusive afetando os custos estimados.

Vamos, portanto, conhecer as melhores formas de evitar esses gargalos na importação.

Quais são os gargalos na importação?

A lista de possíveis gargalos na importação é imensa. Por iss slot gacor maxwin abaixo você encontrará apenas alguns deles que podem surgir em um processo de importação.

Os tipos de gargalos existentes variam dependendo do tipo de produto que se importa ou, ainda, de acordo com o país de origem do embarque.

Limitada disponibilidade de rotas e espaço em navios e aviões

A antiga lei da oferta e da procura é cruel quando se trata de comércio exterior.

Nos últimos anos o comércio internacional cresceu muito e ferramentas como a internet tornaram a negociação internacional mais acessível a várias empresas.

Contudo, a capacidade das empresas de transporte de aumentarem sua estrutura para transportar um volume maior de cargas não cresceu na mesma velocidade.

Isso gera um dos grandes gargalos atuais – muita demanda e pouco espaço nos navios e aviões disponíveis -, o que aumenta o custo do frete e consequentemente o custo de toda a importação.

Há ainda o custo do tempo de espera – mais conhecido como lead time. Por conta da menor oferta de espaço é necessário incluir no planejamento da importação um prazo maior para que a mercadoria possa ser recebida.

Esses gargalos na importação podem ficar ainda piores em épocas nas quais tradicionalmente ocorre um aumento na demanda, como períodos anteriores ou posteriores a feriados ou a grandes datas comemorativas, como o Natal.

A forma mais prudente de evitar esse tipo de gargalo é planejamento – muito planejamento. Sem isso uma importação pode acabar virando um grande problema, pois certamente haverá dificuldade para viabilizar o embarque da carga.

Barreiras não tarifárias (Licença de Importação)

As taxas, tarifas e os impostos são barreiras tarifárias, ou seja, limitam o processo de importação através da cobrança desses encargos.

Mas, além disso existem as barreiras não tarifárias. Elas são formas burocráticas estabelecidas para o maior controle dos produtos importados.

Um bom exemplo desse tipo de barreira é o licenciamento de importação. Na prática, o licenciamento de importação é uma autorização, muitas vezes necessária, a ser emitida antes do embarque da carga.

Dependendo do órgão anuente responsável por emitir esse tipo de licenciamento, o procedimento todo pode levar mais tempo do que o esperado para ser concluído.

Novamente, caso esses gargalos não tenham sido analisados ao planejar a importação, podem resultar em atrasos na liberação da mercadoria, cobranças adicionais, entre outras graves consequências.

Risco de Greve

Esse é um dos tipos de gargalos que não se pode prever exatamente.

Essas greves podem ser dos fiscais da Receita Federal ou de outros trabalhadores, como motoristas de caminhão ou funcionários da aviação, por exemplo. E podem se dar em âmbito nacional quanto internacional.

Como não é possível prever ou evitar esse tipo de gargalo, é importante estar atento às notícias que envolvam comércio exterior.

Também é importante considerar alguma margem de prazo adicional no planejamento, para o caso desse imprevisto ocorrer.

Capacidade produtiva do fornecedor

A capacidade produtiva do fornecedor (exportador) pode impactar diretamente nos prazos de abastecimento, pois, em geral, a temida parada de linha de produção é ocasionada por atrasos nas entregas de itens importados. Portanto, a investigação sobre a capacidade de entrega do exportador é algo extremamente relevante, logo, esse é um ponto que precisa ser levado em consideração no momento do planejamento de uma importação.

Se isso não for feito e negociado, o planejamento poderá sofrer sérios atrasos e comprometer o estoque do material e até capacidade produtiva da empresa. 

Como evitar os gargalos na importação?

Correndo o risco de soar repetitivo, uma das melhores formas de tentar e evitar os gargalos em uma importação é o planejamento.

Abaixo listamos alguns cuidados que vão ajudar a entender como evitar gargalos na importação.

Planejar fluxo de caixa

Quando se fala em importação é importante fazer um cuidadoso planejamento financeiro.

Gargalos na Importação: quais são e como evitar?

Nesse planejamento deve estar incluso o fluxo de caixa da empresa.

E além de considerar todos os custos normais de uma importação é necessário considerar eventuais custos extras com gargalos inesperados, como uma greve.

Ter controle no estoque de importados

Um controle de estoque mal feito gera urgências desnecessárias que poderiam ser evitadas.

Esse controle de estoque deve levar em consideração a possibilidade de que uma importação pode vir a sofrer atrasos.

Manter um controle exato da quantidade de itens em estoque, bem como da capacidade produtiva da empresa por período (mensal, por exemplo), deve também considerar uma quantidade extra do produto.

Assim, caso ocorram eventuais atrasos no recebimento das importações, a empresa poderá evitar a falta do material.

Negociar frete internacional com antecedência

Empresas já habituadas a importar com frequência sabem da importância de um bom planejamento, visto que tal prática está diretamente relacionada com a tentativa de evitar gargalos na importação.

Tendo uma estimativa do volume de importações a serem realizadas é possível tentar negociar com os agentes de carga parceiros tanto os valores de frete quanto o espaço em navios ou aviões.

Essa é uma forma de tentar evitar atrasos nos embarques por conta de um aumento nas importações.

Cuidado com os períodos de aumento de demanda

Quando ocorre um aumento inesperado no volume de importações é normal isso resultar em atrasos.

Contudo existem épocas do ano quando tais aumentos já são esperados, como véspera de feriado nas origens, lançamentos anuais de produtos de grandes marcas ou datas comemorativas como o Natal.

Por isso planejar a compra dos produtos importados, assim como negociar com o fornecedor prazo de produção e entrega, evita que esses gargalos comprometam o recebimento dos produtos.

Gargalos na Importação: quais são e como evitar?

Conte com a Titânia para superar os gargalos na importação

A Titânia Comex é uma prestadora de serviços no comércio exterior com foco na importação.

Contamos com profissionais experientes e qualificados que podem ajudar você e sua empresa a facilitar as suas operações. E podemos também auxiliar quando o assunto é evitar gargalos na importação. Nossa equipe irá trabalhar para evitar atrasos e custos extras no seu processo.

Visite nosso site e conheça nossas soluções e ferramentas para auxiliar o seu planejamento de importação.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Titânia Comex www.titaniacomex.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×