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Portos do Brasil: Quais os principais

Portos do Brasil: Quais os principais

Você sabe quais são os principais portos do Brasil e o que eles movimentam? 

Primeiramente, chamamos de porto a área situada às margens de um oceano, mar ou rio, utilizada para atracar barcos e navios e que funciona como ligação entre o transporte marítimo e o terrestre. 

Por isso, ele precisa possuir uma grande infraestrutura, com instalações que permitam a carga e descarga de mercadorias e sua alocação. Além disso, é necessário pessoal para realizar as operações, canais de água e acesso a estradas. 

O primeiro porto brasileiro foi inaugurado em Salvador em maio de 1913, tendo assim, sido inicialmente batizado de Porto do Brasil. 

Vamos conhecer mais sobre os portos do nosso país? 

Fonte: https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/Imagem-Tatiana-Fortes-GovCE-scaled.jpg 

Portos do Brasil: quais os tipos? 

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), há 175 instalações portuárias de carga no Brasil. Elas abrangem portos, terminais marítimos e outras instalações. 

Do total, 76 dos portos do Brasil estão localizados no interior do país, fora da costa litorânea, uma vez que estes também se servem das bacias hidrográficas para o modal. 

Assim, sobram 99 portos e terminais que chamamos de marítimos, localizados em toda a costa do Oceano Atlântico. 

Os portos do Brasil são essenciais para o Comércio Exterior do nosso país, pois possibilitam a troca de produtos, serviços e mercadorias com nossos parceiros ao redor do mundo. 

E podemos demonstrar essa importância: o PIB do Brasil em 2020 foi de US$ 1.444 trilhões (IBGE). Destes, 25% foram oriundos do comércio internacional, com uma corrente de US$ 367 milhões no mesmo ano (ComexVis). 

Em seguida vamos conferir quais são os tipos de portos do Brasil. 

Porto Organizado 

Um porto organizado é um bem público, ou seja, que foi construído e planejado com o objetivo de atender todas as operações portuárias sob jurisdição da autoridade portuária. 

Sua área é conhecida como “área do porto organizado” e ela é delimitada através de um ato do Poder Executivo. Desse modo, essa porção de terra compreende as instalações e a infraestrutura de acesso ao porto. 

Um porto organizado no Brasil, por exemplo, é o Porto de Suape, localizado em Pernambuco. 

Porto Marítimo 

Depois temos o porto marítimo, aquele que possui condições de receber linhas de navegação por meio do oceano. Essas linhas compreendem tanto as navegações internacionais (longo curso), quanto as domésticas (cabotagem). 

O Porto de Santos é um exemplo de porto marítimo brasileiro.

Fonte: https://www.liebherr.com/shared/media/maritime-cranes/images/port-equipment/stage/sts-desk2.jpg 

Porto Fluvial 

Temos ainda os portos fluviais, aqueles que, localizados à beira de um rio, realizam o transporte por águas interiores, utilizando as bacias hidrográficas brasileiras. 

Sendo assim, é importante ressaltar que esses portos necessitam de uma infraestrutura que possibilite a operação tanto em períodos de estiagem, como de grandes chuvas. 

Um exemplo de porto fluvial no Brasil é o Porto de Cáceres, no Mato Grosso. 

Porto Lacustre 

Por fim, temos o porto lacustre, que é aquele situado à beira de um lago ou lagoa. Sua comunicação se dá com poucos reservatórios, sem transporte para outras bacias. 

Um exemplo desse tipo está em Guaíra, Paraná

Portos do Brasil: conheça os 5 principais 

Agora iremos conhecer quais são os 5 principais portos do Brasil. Filtramos esta classificação somente entre portos marítimos e organizados, pois eles influenciam em maior grau em nossa economia, com números mais expressivos. 

Contudo, outro ponto importante é que essa classificação utilizou a movimentação portuária em toneladas como parâmetro. 

Todos os dados disponíveis a seguir foram obtidos do anuário da ANTAQ e podem ser encontrados aqui. Eles são referentes ao ano de 2021, no período de janeiro a dezembro, e se referem a portos públicos assim como privados. 

5° Lugar: Terminal de São Sebastião 

O 5º lugar no nosso ranking é ocupado pelo Terminal Aquaviário de São Sebastião, localizado em São Sebastião, São Paulo. 

Ele é o maior terminal entre os operados pela Transpetro, uma vez que o petróleo recebido pelo porto abastece quatro refinarias do Estado e é transportado pelos oleodutos São Sebastião-Guararema e São Sebastião-Santos. 

Durante o ano de 2021, o terminal movimentou 54.469 milhões de toneladas, 4,31% a mais que o movimentado em 2020. 

Dentre os produtos, o principal e de grande representação foi petróleo e derivados (óleo bruto) com 44 milhões. 

Em seguida, temos petróleo e derivados (sem óleo bruto) com 9 milhões de toneladas, e águas de formação com 320 mil.

Operação no Terminal de São Sebastião. Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/10/Transbordo-01-1680×720.jpg 

4° Lugar: Porto de Angra dos Reis 

O Porto de Angra dos Reis foi pensado a partir da necessidade cada vez maior de exportar o café cultivado na região do Vale do Paraíba. Necessidade essa sentida a partir de 1923. 

Entretanto, foi somente em 1932 que as atividades do Porto de Angra foram iniciadas, com destaque para a importação de carvão de madeira. 

O 4º lugar no ranking dos portos do Brasil está localizado na Baía de Ilha Grande, Rio de Janeiro, próximo ao centro histórico de Angra dos Reis. 

Com 63.515m² de área operacional, o acesso ao porto se dá pelo ramal ferroviário Barra Mansa / Angra dos Reis – ligada aos estados de MG, GO e BA – e pela rodovia RJ-155. 

Tratando de sua movimentação, em 2021 cerca de 64 milhões de toneladas passaram pelo porto, 6,37% a mais que o registrado em 2020. 

Desse montante, a maior participação é de petróleo assim como seus derivados (óleo bruto), com 63 milhões de toneladas

Em seguida, temos petróleo e derivados (sem óleo bruto) com 680 mil, combustíveis, óleos e produtos minerais com 270 mil, e água de formação com 200 mil. 

3° Lugar: Porto de Tubarão 

Iniciando o Top 3 temos o Porto de Tubarão em terceiro lugar, situado na Ponta do Tubarão, no município de Vitória, capital do Espírito Santo. 

Sua construção se iniciou em 1962 e sua inauguração ocorreu em 1966. 

Atualmente é operado pela Vale S.A., e figura como o segundo maior porto em exportação de minério de ferro do país. Além disso, é o mais eficiente terminal de exportação de pelotas e de minério de ferro do mundo. 

No ano de 2021 o porto movimentou 64.139 milhões de toneladas de carga, 14,17% a mais que o movimentado no ano de 2020. A maior participação foi de minério de ferro com 57 milhões. 

Logo após vem a soja com 4 milhões, adubos (fertilizantes) com 77 mil, petróleo e derivados (sem óleo bruto) com 63 mil e produtos químicos inorgânicos com 36 mil.

Porto de Tubarão. Fonte: https://eshoje.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Porto-de-Tubar%C3%A3o2-696×463.jpg 

2° Lugar: Porto de Santos 

Em segundo lugar temos o Porto de Santos, administrado pela CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo). Ele está localizado nos municípios de Santos, Guarujá e Cubatão, cuja estrutura o transforma no maior complexo portuário da América Latina

Internamente, é o porto do Brasil com maior diversidade entre exportações e importações, visto que ele é utilizado para o transporte de carga de todos os estados brasileiros (com exceção do Amapá). 

Durante o ano de 2021 o Porto de Santos movimentou 113.279 milhões de toneladas de carga, uma ligeira queda de 0,94% com relação a 2020. 

O principal produto movimentado foi carga conteinerizada, com 38 milhões. 

Depois, tivemos soja com 19 milhões, açúcar com 14 milhões, petróleo assim como seus derivados (sem óleo bruto) com 8 milhões e milho com 8 milhões. 

1° Lugar: Terminal de Ponta da Madeira 

Por fim, o líder do nosso ranking dos portos do Brasil é o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, inaugurado em 6 de janeiro de 1986. 

Ele é um porto privado, administrado pela Companhia Vale do Rio Doce, adjacente ao Porto de Itaqui, localizado em São Luís, capital do Maranhão. 

Ele foi pensado, sobretudo, para atender o grande escoamento de ferro e manganês proveniente de Carajás. O transporte interno dessa mercadoria se dá pelo modal ferroviário, por meio da Estrada de Ferro Carajás (EF-315). 

No ano de 2021 o porto movimentou 182.361 milhões de toneladas de carga, uma queda de 4,68% com relação a 2020. 

Sua movimentação principal foi de minério de ferro, com 182 milhões. Em seguida e com uma participação muito menor veio o manganês, com cerca de 20 mil. 

Portos do Brasil: Quais os principais 

Fonte: https://i.ytimg.com/vi/Og0iXrfIdPg/maxresdefault.jpg 

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