Av. Carneiro Leão, nº 294 - Sala 306 - Maringá - PR

Tributos da importação: quais são os principais custos?

Tributos da importação: quais são os principais custos?

Tributos da importação: quais são os principais? 

Quem nunca teve medo de errar a previsão dos custos para os tributos de importação que atire a primeira pedra! Esse receio é muito comum, afinal, o Brasil conta com uma forte carga tributária, sobretudo na aplicação dos impostos e demais encargos aduaneiros. 

A boa notícia, no entanto, é que ao estar bem-informado você será capaz de realizar a previsão de prazos e estimativa de custos da sua importação com mais segurança. 

Tributos da importação: quais são os principais custos?

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-de-negocios-pressionando-a-calculadora-calcula-os-varios-custos-que-devem-ser-pagos-pelas-notas-fiscais-retidas-e-colocadas-na-mesa_16719454.htm#query=custos&position=0&from_view=search 

Pensando nisso, elaboramos uma síntese que certamente lhe ajudará a compreender esse importante tema que não pode faltar no background de um analista de Comércio Exterior. 

Quer saber mais? Acompanhe as próximas linhas. 

Quanto custam os tributos da importação? 

A carga tributária de uma importação corresponde ao resultado acumulado de cinco impostos. Até porque, quando o assunto é impostos da importação, o ponto de atenção se dá pelo fato de que muitos dos tributos cobrados costumam ser calculados de forma acumulada. Isso ocorre pois, geralmente, o processo de nacionalização das mercadorias conta com diferentes etapas. 

Cada etapa é composta por diferentes fatos geradores, que juntos resultam em um efeito de tributação em cascata que justifica a complexidade do cálculo. 

Alguns especialistas utilizam a expressão “custo Brasil” para se referir a um conjunto de fatores que contribuem para a altíssima carga tributária nas atividades que movimentam nossa balança comercial. Dentre esses fatores podemos citar: custos aduaneiros, complexo sistema tributário, infraestrutura precária, problemas logísticos e insegurança jurídica. 

Logo, além da taxação de impostos, o custo referente ao processo de importação como um todo não é nada barato. 

Quais são os principais tributos na importação? 

Antes de mais nada, cabe o entendimento de que alguns impostos são arrecadados pela Unidade Federativa (UF), os Estados, e outros pelo Governo Federal. 

Outro ponto importante a esclarecer é que toda e qualquer incidência de impostos está relacionada a um fato gerador. Sendo assim, conforme mencionamos, o processo de importação é composto de diversas etapas, e, consequentemente, diversos fatos geradores. Trata-se de evidências reais (fatos jurídicos) que justificam determinadas obrigações tributárias. 

Ao longo deste artigo abordaremos o fato gerador de cada um dos tributos de importação. Acompanhe. 

Imposto de Importação 

Certamente este é um dos impostos mais mencionados no meio popular do Comércio Exterior. Aliás, as notícias veiculadas recentemente se referem à redução nas alíquotas de importação de feijão, arroz, carne e farináceos. 

Abreviado pela sigla II, o Imposto de Importação se resume ao percentual que incide sobre o valor da mercadoria estrangeira e isso significa que esse imposto também é aplicado sobre bagagens oriundas de viagens internacionais e pacotes recebidos via courier

Conforme o Decreto-Lei nº 37, de 18 de novembro de 1966, o II é um tributo federal. 

IPI 

A base de cálculo a ser considerada no Imposto sobre Produtos Industrializados, mais conhecido como IPI, não se resume ao valor da mercadoria, mas este somado ao valor do II. Vale informar que o IPI varia de acordo com a classificação fiscal do produto. Ou seja, saber a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) do produto a ser importado é determinante para que você consiga entender a cobrança desse imposto. 

Tributos da importação: quais são os principais custos?

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/escritorio-com-documentos-e-contas-monetarias_9183804.htm#query=Tabela&position=46&from_view=search 

Portanto, se você nunca ouviu falar na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI), saiba que este é um instrumento essencial para o dia a dia de um importador. Isso porque nela é possível consultar as alíquotas de todos os produtos industrializados de acordo com sua classificação fiscal. Se esse assunto for uma novidade para você, clique aqui para acessar a TIPI e saber mais sobre o seu funcionamento. 

PIS/PASEP 

Este tributo é uma contribuição obrigatória para as importações e a sua arrecadação está relacionada ao Programa de Integração Social. Usualmente o PIS incide em 1,65% sobre o valor da mercadoria, mas dependendo do tipo do produto, a alíquota pode sofrer pequenas variações. 

A contribuição para o PIS/PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é justificada por mais de um fato gerador. Ele incide sobre a entrada de produtos estrangeiros no território nacional, bem como pagamentos e remessa de valores a residentes ou domiciliados no exterior. 

COFINS 

A sigla COFINS significa Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. É um dos tributos da importação que não está relacionado à classificação fiscal e atualmente a sua alíquota é 7,6% sobre o valor dos produtos importados. 

A sua isenção é viável para a importação de amostras (sem valor comercial) ou operações de Drawback na modalidade isenção. Mas estes são apenas alguns exemplos, pois existem outras situações em que a arrecadação de COFINS não se faz obrigatória conforme a Lei nº 10.865/2004 determina. 

AFRMM 

AFRMM é a sigla para Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante, logo é uma arrecadação feita de forma exclusiva para importações via marítima e tem como fato gerador a atividade de descarregamento em portos brasileiros. 

Vale informar que até março deste ano a alíquota era de 25% e recentemente o Ministério da Economia aprovou redução gradual com o objetivo de extingui-la por completo nos próximos cinco anos. Enquanto esse dia não chega, este ainda é um dos tributos a ser considerado na sua importação. 

Para compreender o cálculo do AFRMM é preciso considerar o valor do transporte marítimo e o tipo de serviço prestado. A alíquota é variável conforme segue: 

  • 8% na navegação de longo curso ou cabotagem; 
  • 8% na navegação fluvial e lacustre, por ocasião do transporte de granéis sólidos e outras cargas nas Regiões Norte e Nordeste do país; 
  • 40% na navegação fluvial e lacustre para o transporte de granéis líquidos feito exclusivamente no Norte e Nordeste do país. 

Cabe salientar que a alíquota de 8% se aplica para navios em operação nos portos brasileiros a partir de 25 de março de 2022. Para ler o regulamento na íntegra clique aqui e fique por dentro dos detalhes que foram publicados em nota oficial pelo SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior). 

ICMS 

O ICMS é uma arrecadação estadual que se refere ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. 

A alíquota varia entre 12% e 18% de estado para estado, sendo que, no momento, a menor alíquota cobrada é no de Alagoas. 

É importante salientar que o fato gerador se dá na UF onde ocorreu o Desembaraço Aduaneiro, que pode ser diferente da UF em que ocorreu o desembarque da mercadoria. Sendo assim, além da alíquota básica que varia de estado para estado, existe a aplicação de uma taxa fixa de 4% em caso de movimentações interestaduais. 

Tributos da importação: quais são os principais custos?

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-estatisticas-com-porcentagem-e-blocos-de-madeira_13819857.htm#query=porcentagem&position=34&from_view=search 

A Titânia Comex gerencia seus processos e tributos de importação 

Tributos na importação são complexos e exigem atualização constante. Por este motivo recomendamos que você conte com uma consultoria especializada no assunto. 

Nós da Titânia podemos ajudá-lo! Isso porque nosso time é composto por especialistas que poderão descomplicar todos os cálculos de custos do seu processo de importação e fazer uma boa estimativa. Sem deixar de prestar atenção, é claro, no montante que você vai desembolsar para honrar as obrigações fiscais. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco clicando aqui

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Titânia Comex www.titaniacomex.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×